Francisco Antonio da Câmara, popularmente conhecido como CHIQUINHO DE AUGUSTA, nasceu no dia 19 de outubro de 1935, em Pedro Avelino, sendo o 1º de seis filhos do casal Manoel Xavier da Costa e Augusta Auta da Câmara, mas dos seis irmãos apenas ele e Edgar Xavier da Costa.
Em sua vida enfrentou percalços, perdeu o pai ainda criança,quando estava com sete anos de idade , alem disso foi obrigado a parar de aos 14 anos, tendo estudado somente até a 4ª serie, tudo isso para começar a trabalhar e ajudar Dona Nenem Augusta, no sustento da casa.
Em sua vida profissional teve a oportunidade de trabalhar com grandes homens, como por exemplo José Sobrinho, de quem era motorista, depois foi para Cachoeira do Sapo, onde trabalhou com o Sr Pedro Leite.
Foi lá que conheceu o amor de sua vida, a Sra Maria Dulce Câmara, com quem contraiu matrimônio em 07 de janeiro de 1973, aos 35 anos de idade, dessa união nasceram 04 filhos, Luiz Antonio, João Paulo, Francisco Emanoel e Maria das Graças.
Voltando a sua vida profissional: Chiquinho pertence a uma geração de motoristas e mecânicos que conheciam o carro por dentro e por fora, dentre as pessoas com quem trabalhou foi o Sr Manoel dos Passos Câmara, ‘MULATINHO’, que ele mais se identificou e com o mesmo trabalhou durante 30 anos, gerenciando suas fazendas e suas maquinas.
Depois do falecimento de seu patrão/amigo, ele passou a trabalhar por conta própria fazendo abastecimento de água na zona rural do município.
CHIQUINHIO DE AUGUSTA, escreveu a sua história de vida em quatro rodas. E deixou o legado dos anônimos que planta, às vezes sabendo que não vai colher,mas nem por isso deixa de plantar. E plantou.
Ele nos deixou as 9:30 da manhã do dia 31 de agosto do ano de 2010, nas dependências do Hospital Antonio Prudente, em Natal, aos 74 anos, vitima de um Bronco Pneumonia.
Fonte: Dadaça e Emanoel,
colaboração :Professor Bosco, Marcos Calaça.
0 comentários:
Postar um comentário