terça-feira, 5 de novembro de 2013

Postado Por digo-provo | Tag :

 A BIOGRAFIA
Natural da cidade de Pedro Avelino, filho único do casal Pedro Cesário Costa e Donatille Djanira Costa, nasceu no dia 21 de Setembro de 1944. Começou seus estudos na Escola Estadual Abel Furtado, depois fez o exame de admissão e foi admitido na Escola Nossa Senhora das Graças, tendo como professor o grande mestre Padre Antonio Antas.  Em sua vida escolar passou ainda pelos colégios, Nossa Senhora da Conceição em Macau, Sete de Setembro (Natal) e Atheneu Norte Riograndense. Seu curso superior foi feita na Universidade Federal do RN - Escola de Engenharia, Curso de Engenheiro Civil – 1968 a 1972.

O PROFISSIONAL
Começou sua vida profissional como professor de matemática e física nos Colégios: Atheneu, Sete de Setembro e Winston Churchill.

Como Engenheiro foi contratado pela Construtora Seridó Ltda, hoje 2A Engenharia. Existem algumas obras importantes sob sua responsabilidade administrativa e técnica:
- Implantação do Projeto Serra do Mel;
- Construção da Agencia do Banco do Brasil na cidade de Umarizal RN;
- Construção do Edifício Esmeraldas com 60(sessenta) apartamentos Av. Hermes da Fonseca Natal/RN;
- Início da construção do Edifício Odonto médico, fundações e até a 2ª laje na Rua Joaquim Manoel em Petrópolis;
- Ocupou a chefia do departamento de construções da Construtora Seridó Ltda no estado de Pernambuco, sendo responsável administrativo e técnico pelas construções dos prédios: Telpe- Tele comunicações de Pernambuco nas cidades de Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro, Arcoverde, São Lourenço da Mata, Limoeiro, Timbaúba, Goiana, Igarassú e Paulista.

Fundou e foi Diretor Presidente da AML-Engenharia e Construções Ltda, cuja sede funcionava na Rua Trairi, 806 onde hoje funciona o escritório de advocacia do Dr. Armando Holanda. A empresa chegou a construir obras do Banco do Brasil fora do Rio Grande do Norte: Uiraúna e Barra de Santa Rosa no Estado da Paraíba. No Rio Grande do Norte construiu conjuntos populares em Pendências e outras cidades, quartel da Polícia Militar em Macau, obras do Banco do Brasil nas cidades de: Goianinha, Lajes, Campo Grande, São Miguel, Alexandria, etc. além de obras para a Marinha do Brasil, entre outras.

O LIDER
Desde cedo se mostrou líder e voltado a lutas. No Atheneu participou de campanha e fez parte do Diretório Acadêmico Celestino Pimentel. Já na Universidade foi eleito presidente do Diretório Acadêmico Ferro Cardoso da Escola de Engenharia/RN, onde implantou a Boate Robô que foi sucesso no início da década de 70 em função da Luz Negra.

A TRAJETÓRIA  POLITICA
Entrou na vida pública em 1972, quando cursava engenharia civil. Incentivado por um grupo de jovens, foi pré-candidato a prefeito no município de Pedro Avelino/RN. Não pode registrar a candidatura por ser sobrinho por afinidade do então prefeito Sr. Manoel dos Passos Câmara (Mulatinho).

- 1973 a 1976, foi Secretário de obras urbanismo da Prefeitura de Pedro Avelino/RN;

- Em 1976 disputou a prefeitura de Pedro Avelino , pelo MDB, tendo como companheiro de chapa O Sr Francisco Canindé Costa , e foi eleito com  1870 votos , contra o candidato da ARENA ,o Sr Francisco de Assis Câmara ,  que obteve 1388,tornando-se assim o 6º prefeito eleito da cidade.

- 1977 a 1982, foi Prefeito do município de Pedro Avelino/RN;
- entre os anos de 1984 e 1985,foi também presidente da COAPEL. Cooperativa Agropecuária de Epitácio pessoa.
- 1983 a 1986, foi Presidente da CIDA-Companhia Integrada de Desenvolvimento Agropecuário do RN;
- 1987 até hoje (01/11/2013), Deputado Estadual por 7 (sete) mandatos consecutivos.


Como Prefeito, se destacou pela administração inovadora. como Deputado, alguns destaques:
Na 1ª (primeira) legislatura foi Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças de 1987 a 1988; 1º (primeiro) secretário eleito da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN de 1989 a 1990; em 1990 foi reeleito Deputado Estadual e eleito Presidente da Assembleia Legislativa do RN, ocupando o cargo de Janeiro de 1991 a Janeiro de 1993, QUANDO POR 5(CINCO) VEZES OCUPOU INTERINAMENTE O GOVERNO DO RN;
Foi líder e vice-líder da bancada do Governo José Agripino;
Líder da Bancada da oposição por nove anos;
Como Deputado se destacou com inúmeros requerimentos apresentados, alguns implantados pelo Poder Executivo;
Criação dos municípios de Fernando Pedrosa, Itajá, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso;
Alguns títulos de cidadania concedidos a figuras de importância nacional, como o ex-presidente da Câmara dos Deputados – Deputado Luis Eduardo Magalhães;
Projeto de lei que concede a gratuidade das passagens intermunicipais para os usuários maiores de 65 anos de idade;
Encartou na Constituição do RN-1988 5(cinco) artigos com destaque para:
- artigo 121 - É instituído o Fundo Estadual de Permanente Controle ‘as Secas, devendo o orçamento do Estado fazer constar recursos a seu crédito para a construção permanente de obras e açudagem e irrigação, com a participação dos Municípios;
- artigo 28 parágrafo 5º - Os vencimentos dos servidores públicos estaduais e municipais, da administração direta, indireta, autárquica, fundacional, de empresa pública e de sociedade de economia mista, são pagos até o último dia de cada mês, corrigindo-se monetariamente os seus valores, se o pagamento se der além desse prazo.
Entre várias homenagens recebidas durante os 37(trinta e sete) de exercício de cargos na vida pública, destacamos:
- 3(três) vezes escolhido pela imprensa do RN, como melhor parlamentar do ano: 1987, 1992 e 1999;
- Homenagem recebida do Governo da África do Sul: em 02 de outubro de 1991
- Mais de 50 (cinqüenta) títulos de cidadão outorgados. incluindo-se cidades importantes como, Açu, João Câmara, Touros, São Paulo do Potengi, Extremoz, Angicos, São Gonçalo do Amarante, Lagoa Nova, Guamaré;
- Homenagem recebida do Hospital Regional de São Paulo do Potengi: “Deputado Estadual José Adécio, quando os homens se dão as mãos, metade da batalha está vencida. Quando de mãos dadas unem-se seus pensamentos em favor do bem comum, então tudo dá certo”.
- Diploma concedido ao Deputado José Adécio por indicação da Diretora-professora Noilde Ramalho “ Amigo da Escola Doméstica de Natal/RN “ 29.08.1969.
- Diploma de honra ao mérito concedido pelo Colégio Estadual Atheneu  “por ter demonstrado ótimo comportamento e ter sido assíduo e pontual ‘as atividades do Colégio” 26.11.1966
            
Uma de suas frases tornou-se bem conhecida: “Político tem que ter cara e lado”

 SUA IMPORTANCIA NA VIDA E NA HISTÓRIA DO MUNICIPIO

     José Adécio, é sem sobra de duvidas uma das figuras mais importantes para a história do nosso município. Não é fácil um homem, sem  pertencer a uma oligarquia política, sair de um pequeno interior do estado e chegar onde ela já conseguiu chegar. Além disso em sua inovadora administração a cidade respirou progresso, obras marcantes que existem até hoje, uma revolução para a época, por seu espírito empreendedor colocou a cidade em lugar de destaque na região como sendo a que mais crescia no período.

    Não é pouco uma cidade do porte de Pedro Avelino, encravada no Sertão Central do RN, poder contar que um dos seus filhos, que está em seu sétimo mandato de Deputado Estadual, presidiu a casa de leis do estado e até,  já governou o estado mesmo que interinamente. Isso eleva em muito o nome da cidade. Ele já esta na galeria dos grande nomes da historia de Pedro Avelino e da política do Rio Grande do Norte.


0 comentários:

Postar um comentário