sábado, 17 de novembro de 2012

Postado Por digo-provo | Tag :

AS VAQUEJADAS EM PEDRO AVELINO

      
     Quando foi criado o quadro social do Country Club, foi organizada a primeira vaquejada, por volta do início da década de 1960. Nela vimos cavalos que tinham sido campeões em muitos estados. Para você, leitor, ter uma idéia, havia um dupla que era constituída dos cavalos do engenho Serra Grande, em Pernambuco. Tinha cavaleiros da Paraíba, do Piauí e até do Ceará.

     Ainda não existiam as bandas famosas, entretanto, as orquestras e os conjuntos animavam os bailes, além dos bons sanfoneiros. O parque foi montado saindo da casa de Ranulfo e a pista ia até a usina. Não existia calçamento, pracinha, rodoviária, nem outros prédios que existem hoje. Foi, talvez, a maior que houve. Venderam todas as senhas e, à noite, um baile cujo traje era passeio completo, e à meia noite era coroada a rainha, com valsa e tudo. Algumas rainhas e princesas que se destacaram: Iranete, Nelbinha, Nevínha, Meirinha, Nininha e outras mais.

Nessa vaquejada, João Tonico levou uma pancada em um mourão que o levou até à morte. João era da fazenda Arábia.

    Essa festa coincidia com a do padroeiro do município, São Paulo, o que não atrapalhava os fiéis de irem à igreja na hora das missas. Belas lembranças.
 
    Depois disso no ano de 1980, um outro parque foi criado a ele foi dado o nome de Cheiro do Povo, esse parque foi idealizado pelos amigos, José Alves da Câmara Neto,José Wilson da Costa, Edilson Batista da Trindade e Josimar,

   A primeira vaquejada realizada neste parque ocorreu no ano de 1981, tendo com grande campeão o vaqueiro Junior de Lindenberg, que ganhou uma moto 0 km, as grandes vaquejadas se sucederam até 1987, depois o parque foi arrendado a várias pessoas, Netão , Josimar, Osivaldo entre outros que organizavam a festa de gado.

 
LOCAL ONDE ERA O CLUB DO PARQUE GARIBALDI ALVES

   Já no inicio dos anos 90, foi construído o Parque Garibaldi Alves, onde as festas passaram a acontecer, e no começo da década 2000, o empresário Edclaiton Batista da Trindade , construiu um maiores parques da região ao qual deu  o nome de um grande amante do esporte, José Teodoro Neto ,ZÉ CADÓ.
ZÉ CADÓ , PATRONO DO ATUAL PARQUE
DE VAQUEJADAS DE PEDRO AVELINO
 
com informações de João Bosco e José Alves da Câmara Neto
 
 


2 comentários: