domingo, 27 de outubro de 2013

Postado Por digo-provo | Tag :

A AUPA, Associação Universitária de Pedro Avelino, surgiu da ideia e das dificuldades de jovens universitários ou não, de ter uma ocupação recreativa, cultural e social, de natureza ocupacional, que mantivesse os jovens "ocupados" no período das férias escolares.

A grande maioria da juventude da cidade, estudava em Natal, pois na época a cidade ainda não dispunha do ensino de 2º grau, e por motivos vários todos vinham passar férias na terrinha. Assim, motivados por esta situação , e alguns jovens chegaram a conclusão que era preciso fazer algo em prol da cidade. As primeira reuniões para criação da AUPA, foram realizadas na casa do Sr Hudson Câmara, em Natal, ele foi um dos incentivadores  da iniciativa, desse momento em diante foi elaborado o estatuto social,com os objetivos e comprometimentos da nova associação , a AUPA. O detalhe, é que o velho marujo como o mais experiente , chamava os mais jovens de Xiringas.

A AUPA, passou então a receber apoio de jovens profissionais, dentre os quais citamos, Paulo Felipe, Geraldo Bezerra, Geraldo Magela, João Adauto, José Alexandre Neto, Helio Carneiro e Antonio Silvio Câmara. Cada um deles deu sua colaboração, seja de forma presencial ou com aconselhamentos nas horas que surgiam as duvidas. Um outro nome que merece destaque é do  Padre Antônio Antas, que foi um dos  maiores colaboradores. Ele sempre recebeu aos jovens com carinho , e cedeu uma das salas dos Salão Paroquial ,para as reuniões, só não foi muito simpático com o nome AUPA, pois achava que poderia ser distorcido.

A logo marca da associação foi criada por um professor universitário que ainda não dispomos do nome, depois de tudo decidido foi então registrado o estatuto da AUPA. foram feitas  camisetas personalizadas, e vendidas para cobrir as despesas já efetuadas e outras que surgiram. 

A AUPA, foi um dos marcos na história principalmente da juventude da cidade, seu símbolo ,era uma rosa dos ventos, em tom azul celeste. O primeiro Presidente da Associação dos Universitários de Pedro Avelino, foi Joaldo Costa, e em Seguida Antonio Silvio. 

A programação era anual e culminava com a festa da AUPA,  1ª semana cultural da AUPA, 2ª semana, e assim sucessivamente. As festas eram os tradicionais festivais da batida, e aconteciam onde hoje é a biblioteca , pois era um local adequado para os eventos, não havia bandas por isso o barulho não incomodava os vizinhos, eram mais muitas conversas, durante os eventos aconteciam também alguns leilões, Já no Coutry Club,eram realizadas palestras sobre diversos temas e com vários profissionais , que compareciam voluntariamente. Infelizmente a AUPA ,se foi, ficou apenas a história, mas que ele sirva de inspiração pera o surgimento de outras entidades desse tipo, nossa juventude agradece.

Colaboração: Joaldo Costa
 





0 comentários:

Postar um comentário