sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Postado Por digo-provo | Tag :
 No ano de 1932, no local chamado Serrote dos Cabôcos,  em Pedro Avelino, um garoto de apenas 08 anos, teve uma visão de uma mulher vestida em uma roupa de tecido azulada transparente sobre o monte. A imagem era semelhante a virgem Maria, mas pelo fato de ser criança, o garoto não deu muita importância ao fato. Ela indicava na rocha estranhos desenhos que só poderiam ser decifrados pelo garoto. A mensagem deixada por ela foi que a Deus, dá-se o nome de rocha. E toda a sabedoria estava no monte, pedido também que ele construísse um castelo.
A história surreal não é reconhecida pela Igreja Católica, nem, faz parte de ficção tirada dos livros. É contada pelo próprio menino que viveu a fantástica experiência, hoje aos 81 e anos. Seu nome é José Antônio Barreto, ou simplesmente ZÉ DOS MONTES.
Depois de algum tempo, José Antônio, foi servir ao exercito, e certa vez passou mal, e ficou de forma inexplicável em estado de como por 3 dias e nesse período voltou a ter as visões de criança.
Na década de 60, ele passou a pregar no interior do nordeste, falando do poder das rochas , foi ai que ganhou o apelido de ZÉ DOS MONTES, como prefere ser chamado, para perpetuar a sua missão.
Quando saiu do quartel , ele começou a atender o pedido da mulher que avistara
Sendo que seu principal castelo está situado na Serra da Tapuia, na cidade de Sitio Novo, foi construído em um terreno que ele comprou ao seu Francisco Quitiliano. E sendo um projeto de sua autoria ,desafia qualquer grande arquiteto.
Homem franzino, com 53 quilos mas com muita força de determinação, ele diz que as pessoas se admiram pelo fato de ter feito tudo sozinho. Não gosta de falar do passado e hoje é aposentado, como ele os castelo é mais um mistério que o cerca.
Visionário, profeta, marqueteiro. E difícil adjetiva-lo ,  sua bela história já foi matéria em rede nacional, sendo mostrada, no tudo é possível da Record, SBT repórter e no Fantástico .
Ele morou em um período de sua vida em nossa cidade , mas precisamente vizinho a casa de seu Antonio Rufino, onde fez uma igreja e viva brigando com a saudosa Dodora Câmara, para que ela desse conta de um Jesus, feito por ele.

Esse texto tem por base um matéria do jornal Tribuna do Norte , feita pela repórter 
Ana Luiza Cardoso 
E informações do professor João Bosco


Fotos Emerson do Amaral

Um comentário: