quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Postado Por digo-provo | Tag :
DIOMEDES XAVIER
O Sr Diomedes Xavier da Costa, é um descendente direto do Capitão Trajano Xavier, que viveu na antiga ilha de Manoel Gonçalves, de onde em seguida surgiu a cidade de Macau. Capitão Trajano, foi também dono da Fazenda Amargoso.

Diomedes Xavier, nasceu no dia 20 de janeiro de 1897, sendo filho de, José Alexandre Xavier da Costa , e Maria Rosa Xavier da Costa. Casou-se com Josefa Câmara da Costa,  no dia 10 de novembro de 1929.

Com da criação de tributação em 1925, ele foi o nosso primeiro agente de tributação, e no dia 20 de março de 1926 começou a trabalhar no estado ocupando sempre o mesmo cargo.

Era ele um dono de um grande senso de humor, e costumava colocar apelido nas pessoas. Foi também um pessoa sempre atuante e foi membro ativo nas escolas noturnas, ao lado de Justino Xavier. E participou  ainda da cooperativa de Epitácio Pessoa.

Durante o momento da emancipação da cidade foi uma das vozes que se levantou, inclusive em favor da manutenção do nome Epitácio Pessoa, mas acatou o nome de Pedro Avelino, por pedido do Governador e seu amigo José Augusto Varela.

Diomedes Xavier, deixou um legado de honra, e valores, sobre tudo deixou uma geração bons filhos e bons profissionais. 

0 comentários:

Postar um comentário