sábado, 8 de dezembro de 2012

Postado Por digo-provo | Tag :



A nossa linha ferrea e a nossa estação ferroviária fizeram  parte da E. F. Central do R. G. do Norte/Sampaio Correa (1922-1957)

HISTORICO DA LINHA: O ramal de Macau foi aberto em 1918,

A povoação de Gaspar Lopes, depois Vila de Epitácio Pessoa, hoje Pedro Avelino, vibra de emoção e o Intendente  Municipal anuncia a construção do prédio da  Estação que depois de concluído receberia o nome de Estação Ferroviária Epitácio Pessoa, uma justa homenagem ao então presidente da República.

A inauguração aconteceu com bela festa que uma população havia feito, agradecida. Sua inauguração aconteceu em 8 de janeiro de 1922 com a presença do Governador Antônio José de Melo e Sousa, o "Policarpo Feitosa" das letras potiguar; o representante do presidente da República Dr. João Benevides; o Desembargador Ferreira Chaves e outros. Logo após os discursos das autoridades integrantes da comitiva, falou o Sr. Luiz Tassino de Menezes, agradecendo com um discurso eloquente e emocionado, manifestando o sentimento da população local, o qual fazia parte. O encerramento foi brindado com champanhe da melhor qualidade.

A imprensa nacional registrou o acontecimento e o jornal "A República" noticiou o grande fato histórico em manchete de primeira página, "A Central avança 27 Km, em viagem inaugural e solenidade em Epitácio Pessoa, é a inauguração de mais um trecho da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, a famosa 'trilha de ouro', não podia deixar de ser um grande evento na pacata vila de Epitácio Pessoa. Um prédio magnificamente construído e com os departamentos necessários". 

A nossa estação  teve a honra de receber os pesquisadores Mário de Andrade e Luis da Câmara Cascudo , em janeiro de 1929, teceram comentários sobre a povoação e elogiaram o belo edifício.

A nossa estação foi ponta de linha até 1950, quando foi inaugurada a estação seguinte, Afonso Bezerra. 

Algumas figuras históricas de Pedro Avelino, marcaram os tempos de áureos da estação ferroviária , podemos citar :

Dona Petronila, Luiz Gaspar, Euclides , Dionízio Inacío, Manoel Valério, Sebastião Baixa Verde.
este histórico monumento está tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, pelo Decreto Estadual nº 19 337 de 08 de setembro de 2006.
colaboração: Marcos Calaça e João Bosco e Severino Vicente.

0 comentários:

Postar um comentário