segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Postado Por digo-provo | Tag :
JUSTINO XAVIER DE SOUZA

Justino Xavier de Souza nasceu na cidade de Afonso Bezerra, no ano de 1898, vindo morar nesta terra e criar seus 7 filhos . Era homem dotado de um senso de moderação e  justiça , assim já lhe homenageava o próprio nome.

Seu Justino, de família tradicional, Sempre foi seguro nos seus negócios e não gastava fácil. também era conservador e dono de uma voz mansa e pausada. Para conversar gostava de pegar na pestana. O relógio era de bolso. Como agropecuarista, conseguiu educar todos os seus filhos

foi pioneiro em algumas coisas no nosso município. Foi o primeiro professor de escola noturna. Criou esse turno escolar pensando nas pessoas que só podiam estudar à noite, isso na década de 1930, ótima visão para a época. Quase 80 anos depois, chamamos esse método de EJA ( educação de jovens e adultos).

No ano de 1934 foi um dos fundadores da Cooperativa Agropecuária de Epitácio Pessoa. Essa empresa era organizada pelos seus sócios visando o benefício dos agricultores locais. A vila de Epitácio Pessoa produzia muito algodão fibra longa , com isso, o senhor Justino comprou a primeira máquina de descaroçar esse produto agrícola.

Ele foi um dos maiores cultivadores de algodão desta terra, que era a maior produtora de algodão fibra longa do RN, inclusive na década de 40 Justino , Chico Souza e Luiz Felipe foram a Recife comprar a usina de algodão da SANBRA, localizada nesta cidade. Após alguns anos venderam suas partes da usina para Chico Souza.

Na década de  40 Justino foi um dos responsáveis pela bem sucedida negociação do desmembramento do distrito Epitácio Pessoa,  do município de Angicos,  tornando-a Pedro Avelino.
O senhor Justino Xavier, no lado da política, foi uma grande liderança. Foi eleito vereador em 1952 , fazendo parte da 1ª legislatura da câmara municipal ,e era seguidor de Dinarte Mariz. Nessa época, o agrônomo Geraldo Bezerra, seu filho, foi o primeiro prefeito eleito de Pedro Avelino. 
A cidade de Pedro Avelino, perdeu este grande homem no dia  15 de Março de 1980 .

Colaboração Marcos Calaça e Fernando de Justino

0 comentários:

Postar um comentário